quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Relatório geral InfoCEFET

RELATÓRIO

Quarta-feira, 26 de setembro, 05:30 da manhã, a 1ª turma de técnicos de desenvolvimentos de softwares do Cefet-Pi/Uned Picos sai rumo a sua 1ª visita técnica. Destino, Teresina. No ônibus, entre bagagem, malas, colchões e ansiedade, alguns se divertindo com o jogo de dominó, outros dormindo devido ao cansaço de acordar cedo. Tivemos o nosso primeiro Pit-Stop no Restaurante O Sorriso, nome bem sugestivo, pois era necessário muito senso de humor e paciência para deixar um pouquinho de sorriso do atendimento e da grande variedade de comida, nesse caso, só misto. Ainda bem que só foi só aquela parada.
Seis horas e meia de viagem chegamos à cidade, todos felizes. Teresina, a cidade-verde, toda arborizada, toda mesopotâmica, com viadutos e apartamentos enormes de dá inveja. Sem falar do calor enorme que faz, com as 4 estações bem definidas: verão, calor, quentura e mormaço. Ao chegarmos ao Cefet-THE, as garotas foram ao prédio A e nós, os homens, fomos ao prédio B para conhecer o nosso alojamento, que antes era uma sala de dança, que em pouco tempo já estávamos todos acomodados entre bambolês, espelhos, sacolas de figurino e barras de alongamento, que serviu como varal para estender nossas roupas e toalhas sujas, quebrando assim um galho. O almoço foi uma tranqüilidade, era por conta da casa, isso que pensávamos, mas no final das contas acabamos pagando toda a despesa. A tarde fomos bater um papo com o diretor, Francisco das Chagas Santana, que deu-nos uma ótima notícia: iríamos receber uma ajudinha do Cefet, uma ajuda de custo de 60,00 R$. A noite, tivemos a oportunidade de conhecer a Assembléia Legislativa onde sediara as palestras do InfoCefet, assistimos, alguns entediados por não entenderem quase nada, outros dormindo a tamanha chatice, mas foi bastante proveitosa.
Na quinta-feira, acordamos com um berro das meninas em nossos ouvidos, assistimos a um filme e á tarde, a grana saiu e na mesma, ela foi torrada no shopping. Fomos de micro-ônibus, onde o calor era em abundância e o mau cheiro também devido aos gases inflamáveis. Ah, o shopping, lugarzinho ótimo de passear, vitrines, lanchonetes, lojas... altos micos também entre as meninas no banheiro onde uma delas não achou a saída e os meninos no fliperama jogando um “joguinho de dança”. Após o passeio, fizemos educação física com uma caminhada cansativa. Pense numa caminhada! Caminhamos até a Assembléia e com isso percebemos como é seguro o trânsito em Teresina. Assistimos mais uma noite de palestras, dessa vez bem divertida e interessante. Após, fomos jantar, alguns foram ao teatro 4 de setembro ver um espetáculo de dança Hip-Hop. 10:30, hora de voltar aos nossos aposentos. Já na hora de dormir, o Prof. Aislan deu uma dura em alguns alunos por ficar jogando dominó em plena madruga, atrapalhando assim o seu sono. Sexta-feira, último dia, acordamos com a notícia que dois alunos do sexo masculino, que não revelaremos suas identidades (devido a ameaças deles) dormiram abraçados, uma informação do Prof. Rafael. Sem contar com o colchão de Raimundo, todo encardido e rasgado, do tempo da Cleópatra e Julius César deitavam pra fazer amor, pois tinha até areia do Egito nele.
A tarde, altas entrevistas com perguntas “cabeça e filosóficas” entre os professores e alunos, todos registrados em vídeos. Também apresentamos trabalhos a toda turma. Quase de noite, jantamos em um restaurante que deixou todos lisos devido aos preços e mais tarde, assistimos o último dia de palestras e recebemos diplomas. Já na hora de ir embora pra Picos, uma surpresa, iríamos no micro-ônibus, todos indignados, mas era a única opção. Comparei o micro-ônibus com um “coração de mãe”: sempre cabe mais um. Muita diversão e bagunça na volta pra nossa querida cidade. Foram três dias de muita correria, dor de cabeça para os professores e muita descontração, onde todos aproveitamos o InfoCefet, a razão de toda a mobilização dos professores e coordenadores para proporcionar aos alunos um direcionamento de idéias e estar por dentro das novidades no mundo da informática.


Equipe: Denis, Gilzep, Wesley, Marciel e José Rafael

Nenhum comentário: